(062) 98337-0237

Consultivo e Suporte

Agende seu Horário

Consulte pelo Whatsapp

 

 

Mesmo as crianças e idosos sendo mais frágeis, a máscara de oxigênio que cai acima dos assentos na aeronave é primordial que seja colocada, antes, nas pessoas que presumimos com mais habilidades. Podemos comparar isso com decisões financeiras?

Vamos lá, para variar, alguma coisa relacionada com aviação! 

“Em caso de despressurização da cabine, máscaras de oxigênio cairão automaticamente. Puxe uma das máscaras, coloque-a sobre o nariz e a boca, ajustando o elástico em volta da cabeça e respire normalmente, depois auxilie a criança ao seu lado.”

Algumas pessoas realmente não entendem! Não é uma questão de egoísmo, é um procedimento de segurança que foi estudado, e que segundos são preciosos para o sucesso em caso de uma emergência de fato. Dependendo da altitude, em caso de despressurização, são poucos segundos de consciência, e assim sendo, é necessário que os mais habilidosos estejam aptos para ajudar os menos habilidosos (no caso de crianças, idosos e outras pessoas com necessidades especiais).

Agora imagine isso em sua vida financeira, seria legal poder contar com máscaras de oxigênio? O que acha? 

Normalmente, na maioria das estruturas familiares, temos um provedor, ou dois, e outras pessoas que são dependentes em maior ou menor grau, que podem ser ascendentes (pais), ou descendentes (filhos) e que o eixo de sustentação da família depende da capacidade laborativa, saúde dos provedores, que chamaremos de AMI (Ativo Mais Importante).

AMI porque temos a nossa fase de sermos grandes geradores de receita para a família. Não que os outros não sejam “Ativos Importantes” (Lembra da máscara?), sob outra ótica são até mais importantes do que o(s) AMI(s), mas no momento da “ausência de oxigênio”, o melhor é obedecer o procedimento e garantir a segurança do primeiro, para que os demais possam ter “chances melhores”.

Voltando à questão financeira, hipoteticamente, se algo acontece com o ambiente e/ou com o(s) próprio(s) AMI(s), que ameace fortemente a atividade e continuidade do(s) AMI(s), os outros membros familiares e outros ativos podem ficar em sérios riscos, não é mesmo? No entanto, volto a citar a educação financeira. Nós, geralmente, não somos educados para adotarmos estratégias de proteção, proporcionais, ao longo da vida (ou seja, ter uma máscara de oxigênio para nós, e para nossos entes).

Gosto de citar o ambiente aeronáutico, pois como os acidentes, pela energia e dinâmica do transporte aéreo, são normalmente com gravidade e severidades pujantes, proporcionalmente, os procedimentos de segurança e seus estudos evolutivos também.

Entender qual é o seu plano de vôo, o boletim meteorológico para os ambientes de decolagem e pouso, a aeronave que você está usando, velocidade da viagem, os perigos e riscos deste vôo, é o nosso trabalho hoje. 

Mas simplificando, que momento de vida você está, quem está contigo nesta jornada (filhos, pais, idades, condições de saúde, etc.), plano e projetos de vida, ativos constituídos, em constituição e a constituir, perigos e riscos (saúde, atividades, etc), e soluções inteligentes para o momento de sua descontinuidade (para não falar suspensões pontuais de atividade, ou mesmo de morte), enfim, estudar os fatores que estão à sua volta, e auxiliá-lo(a) a estruturar um planejamento de proteção financeira, é o nosso trabalho hoje.

Agora… O planejamento é cortesia da casa, quando eu te ligar para agendar, não corra!!! (Risos)… A primeira reunião você vai ficar impressionado com o que pode ser agregado à sua vida, e não tem nenhum vínculo comercial. Só evoluímos se gostar do trabalho. Ficou curioso?!? Para cada AMI, um plano totalmente personalizado.

Advogado, Empresário, Mestre em Direito, Especialista em Gestão de Aeroportos e Especialista em Análise de Ações e Finanças, Consultor de Riscos, Parceiro da João Paulo Daher Corretora (Franqueado Prudential) e Sócio da RMx Finance.